terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Receita de Alfabetização


Ingredientes:

20 crianças de 06 anos
1 professor mediador
1 sala de aula
1 diagnóstico
Diversos textos
vários livros de história
200 dias letivos

Modo de Preparo
Na primeira semana de aula, deixe as crianças a vontade. brinque e leia histórias para eles, conte casos e peça para eles contarem também.torne o ambiente da escola, significante para os alunos.
Na segunda semana,faça um diagnóstico de base alfabética e descubra em que nível cada aluno se encontra.Durante os 200 dias letivos a sala deve está transformada em um ambiente alfabetizador,com exposição de todos os trabalhos realizados, cantinhos de leitura, de teatro, jogos e etc...
Para, a leitura tornar-se mais consistente, trabalhe com diferentes gênero textuais, principalmente textos que os alunos sabem de cor.

Cobertura
Faça atividades de acordo ao nível de escrita e esteja sempre fazendo as intervenções necessárias.No final, misture tudo isso e durante os 200 dias letivos, você terá alunos alfabetizados. sirva-os para a próxima série lendo e escrevendo.

2 comentários:

  1. Oi Paty! Gostei muito de sua receita.. Agora, senti falat de uma reflexão sobre a elaboração dessa atividade: vc vai aplicar isso com seus alunos, fazer essa atividade e produzir essa receita contribuiu para sua formação? como?

    veja que importa-nos socielizar o conhecimento construido.
    bjinhos
    Sule

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Paty! Vejo que buscou avançar nesse ambiente, mesmo que timidamente! Esta trabalhando para tornar esse espaço mais dinâmico e atraente! Vc socializa sobre sua descobertas e sua prática enquanto professora de Tapiramutá! Isso é muito bom...,

    Mas percebi poucas postagens sobre as atividades que cursou nesse ciclo!Cadê as tuas reflexões das demais atividades do ciclo? Só consegui identificar sobre o alfabetização, criação teatral e GELIT. E as demais??? Além disso, somente a de alfabetização que vc trouxe o que foi solicitada pela professora. Precisa articular as duas coisas: socializar o que foi solicitado pelos professores e refletir sobre esse procesos de construção.Acredito que o fazer e o participar dessas atividades vem para favorecer seu processo de aprendizagem e contribuir na educação de Tapiramutá!

    Indicamos que para atividade a distância e para avaliação da atividade ambiente de rede precisariam explorar o blog trazendo as atividades solicitadas pelos outros professores, refletindo sobre as mesmas! Assim, como trazer sobre seu processo de inserção com as tecnologias!

    Vc somente cursou essas três atividades nesse ciclo? E sobre ambiente de rede! Não consegui identificar suas reflexões acerca desse movimento que esta vivenciando na comunidade virtual... O blog é um espaço de pertencimento seu, porém, precisa evidenciar seu processo dentro do curso!


    Faça um exercício de análise comigo! Olhe seu blog e veja o que foi que vc postou sobre tecnologias e sobre seu processo nesse ciclo? Sabemos muito pouco como a Professora Patricia está refletindo diante do que foi estudado neste ciclo com relação as discussões e estudos que fizemos com nossa temática!
    Vamos lá! Avançar nessas questões.

    bjinhos
    Sule

    ResponderExcluir